Receba livros com amor e carinho, em Portugal e em toda a Europa. | Receive books with love and care, from Portugal to all Europe.
  Blog

Clube de Escrita Criativa com Histórias Baralhadas #1

Escrito em 20 de novembro de 2021

Clube de Escrita Criativa com Histórias Baralhadas #1

No passado dia 20 de novembro aconteceu a primeira sessão de Escrita Criativa com Histórias Baralhadas na Faz de Conto!

Dizemos que foi de escrita criativa mas, a bem dizer, couberam todas as formas de expressão: danças, cantorias, mímicas, assobios bem ritmados, desenhos e retratos e mutias gargalhadas. 

O aquecimento foi apenas com a palavra dita. Cada um dos participantes ia tirando uma carta do baralho: "Era uma vez..." e a carta ditava o o lugar, ou o objeto, ou a personagem que nos ia levar nesta viagem:

<iframe width="100%" height="60" src="https://www.mixcloud.com/widget/iframe/?hide_cover=1&mini=1&feed=%2Fccatiasoares%2Fclube-de-escrita-criativa-com-hist%C3%B3rias-baralhadas-20nov21-1%2F" frameborder="0" ></iframe>

Rapidamente a Pilar sugeriu que cada um dos presentes pudesse tirar uma combinação de cartas individual. A Mimi concordou, queria também ver que histórias poderiam fermentar em cabeças diferentes. E que combinações mirabolantes nos saíram! 

A combinação da Mimi

A combinação da Pilar

O tempo daí perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem para criar uma história com cada combinação: 10 minutos (e soube a pouco)! A Mimi sentiu-se inspirada pelas cores dos lápis na mesa e decidiu que ia desenhar a narrativa que pairava na sua cabeça. E como é que misturou galinhas com livros de sabedoria com monstros de gelado e mais e mais? Ora, desta forma:

<iframe width="100%" height="60" src="https://www.mixcloud.com/widget/iframe/?hide_cover=1&mini=1&light=1&feed=%2Fccatiasoares%2Fclube-de-escrita-criativa-com-hist%C3%B3rias-baralhadas-20nov21-2-hist%C3%B3ria-da-mimi%2F" frameborder="0" ></iframe>

Já a Pilar - que, creio, ainda não viu o "Inception" - decidiu escrever um texto sobre uma peça de teatro. Imaginação não faltou neste grupo. Com a sua letra mais redondinha até criou diálogos entre as personagens para nos levar a viajar nesta história:

<iframe width="100%" height="60" src="https://www.mixcloud.com/widget/iframe/?hide_cover=1&mini=1&light=1&feed=%2Fccatiasoares%2Fclube-de-escrita-criativa-com-hist%C3%B3rias-baralhadas-20nov21-3-hist%C3%B3ria-da-pilar%2F" frameborder="0" ></iframe>

Tinhamos então chegado ao fim das tramas e da primeira sessão. Ficou o desejo de repetir (com certeza), para breve, muito breve!

Fiquem atentos às próximas sessões onde todas as crianças acima de 6 anos podem entrar (até aquelas crianças de 30, 40, 50 anos têm lugar no nosso cantinho de contos onde criamos as nossas próprias histórias para as contarmos, dançarmos, cantarmos e tudo o que nos apetecer)!


×